Emanuel Gonçalves da Silva

Análise de Crédito: Como Funciona? Quais são os Critérios?

Certamente você já deve ter ouvido a expressão análise de crédito em algum momento. Seja quando você foi comprar algo pequeno, como um móvel, até quando tentou adquirir aquele carro do ano por financiamento. Mas, você sabe como funciona exatamente esta análise? E ainda, se sabe o que é, sabe nos dizer quais são os critérios que as instituições utilizam?

Se você quer saber mais sobre que tipo de requisitos são levados em conta durante uma análise de crédito, então acompanhe o nosso artigo de hoje. Nele iremos lhe apontar todas as questões que são cogitadas durante uma análise.

A partir disso, você poderá estipular mudanças em sua vida financeira que poderão impactar positivamente na aceitação de créditos para você, no futuro. Acompanhe a seguir as informações e fique por dentro deste assunto:

O que é a análise de crédito?

Em linhas gerais, a análise de crédito nada mais é do que uma avaliação criteriosa da capacidade de pagamento de uma pessoa. Ou seja, a instituição, empresa ou loja faz uma minuciosa pesquisa em cima do nome da pessoa que deseja o crédito. Consideram-se alguns critérios para esta pesquisa.

A partir desta avaliação, a instituição pode ter uma estimativa da sua capacidade de manter as suas contas em dia. E, dessa forma, ela poderá pensar na possibilidade de lhe conceder determinado crédito – ou não.

A empresa poderá estabelecer caminhos possíveis para o empréstimo ou venda financiada, e poderá mensurar a chance dela sofrer ou não com a inadimplência. Dependendo do resultado, você poderá sair satisfeito com a nova compra ou precisará mudar a sua vida financeira antes.

Como funciona e quais são os critérios?

Agora que você já sabe o que é a análise de crédito, deve estar se questionando quanto aos critérios utilizados. Afinal, é possível que você possa ter conseguido o crédito em um lugar, mas em outro não. Dessa forma, destacamos os requisitos que são levados em conta, de maneira geral, para que você se aprofunde mais neste assunto. Veja a seguir:

• Dados cadastrais: O primeiro quesito levado em consideração durante uma avaliação de crédito é com relação aos dados cadastrais da pessoa. Ou seja, onde mora (se mora na cidade que está fazendo o empréstimo); CPF; RG; dentre outros dados que podem ser solicitados (como quantidade de membros na família, por exemplo, ou quantidade de bens no nome).

• Restrições cadastrais: O segundo passo da análise é verificar se há alguma restrição no SPC ou SERASA no seu nome. Isso pode trazer informações importantes para a instituição, como a sua capacidade de manter os pagamentos sempre em dia, livre de inadimplências.

• Análise do perfil de crédito: É possível que o seu nome esteja “limpo”, mas, do mesmo modo, o seu Score é quem irá indicar como tem sido a sua trajetória até então. Isto é, toda vez que o seu nome tiver alguma restrição, ele poderá diminuir o seu Score. Do mesmo modo que sempre que você pagar algo em dia, o seu Score aumenta. Assim, a instituição avalia o seu perfil de crédito por sistemas específicos.

• Comprometimento da sua renda: Por fim, as instituições podem considerar o critério de comprometimento da sua renda. Ou seja, ela irá calcular quanto da sua renda ficará comprometida com o pagamento parcelado do produto ou serviço em questão. Logo, se notar um comprometimento muito amplo, poderá negar o benefício. Do mesmo modo que se notar um comprometimento mediano e baixo, poderá lhe dar a chance de utilizar o financiamento ou empréstimo em questão.

Portanto, estes são os mais comuns e principais critérios levados em conta para uma análise de crédito. Trabalhar para que as contas estejam sempre em dia, e sempre organizadas é o primeiro passo para garantir sempre passes livres no mercado financeiro. Afinal, se você é um ótimo pagador e mantém uma ótima organização, as chances de sempre ser aprovado são grandes.

Emanuel Gonçalves da Silva

Consultor Financeiro, Escritor

Autor do Livro Como Negociar Dívidas

Entrevistado pelo Jô Soares, Ratinho, etc.

www.sosdividas.com.br

www.diskdividas.com.br

www.consultordedividas.com.br